Um pouco mais de Petra. História, cultura, e religiosidade!!! - Blog Trielotur pelo Mundo

Destinos

Um pouco mais de Petra. História, cultura, e religiosidade!!!

Fabiana Lima
Escrito por Fabiana Lima em fevereiro 4, 2021
Um pouco mais de Petra. História, cultura, e religiosidade!!!
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

E na semana passada eu trouxe para vocês um pouco sobre a cidade de Petra.

Uma das cidades mais famosas do mundo e que fica na Jordânia.

Uma das sete maravilhas do mundo.

E hoje quero focar um pouco mais nos detalhes, nas curiosidades e também na história que envolve Petra sendo uma das cidades construídas em volta de túmulos.

Vamos passear juntos nessa realidade?

E para começar que tal essas curiosidades abaixo? 

Vocês sabiam que há Filmes onde há cenas em Petra?

  • O edifício de câmara do tesouro foi utilizado no filme Indiana Jones;
  •  E também na Última Cruzada;
  • O filme de Transformers 2 teve muitas cenas em Petra também;
  •  E no filme de Mortal Kombat, Rayden falou com os deuses antigos na cidade de Petra.
  • Na novela brasileira Viver a vida, gravada entre as ruínas de Petra.

O filme de Transformers 2 com cenas em Petra.

 

E sobre os rituais no passado?

Os sacerdotes nabateus utilizavam este local para executar rituais religiosos a fazer sacrifícios aos seus deuses. No topo das escadas do lugar de sacrifício, há um par de obeliscos dedicados aos deuses nabateus. À direita há um outro pico com um caminho pedregoso que leva aos dois altares na borda da montanha.

A pedra circular era usada para matar os animais, permitindo que o sangue escorresse para um canal escavado, enquanto o padre limpava suas mãos na cisterna cortada na rocha.

O Altar, a poucos metros para a direita, era onde ficava queimando a oferta de sacrifícios. Havia uma grande plataforma onde os plebeus se sentavam para assistir os sacrifícios e para participar das cerimônias.

E os túmulos? Caminhar pela cidade de Petra é reconhecer  o futuro pela visão de passado, orquestrando um conhecimento único mas quase que por um caminho mórbido.

O Túmulo da Urna é um dos quatro túmulos reais de Petra. Construída na segunda metade do primeiro século, pelo rei Areta e por seu filho, Malco II.  Tinha duas camadas de cofres e se pensa ser o túmulo do rei Nabateno, Malco II. Dispõe de um enorme terraço e um majestoso pátio dórico, entalhado na rocha.

Uma rara inscrição dentro de uma das salas indica que o local foi convertido em uma igreja em 447 dC pelo bispo Jason. O interior do túmulo mede 18m por 20m. O Túmulo Real do Rei Malco II está localizado em Petra, próximo à Wadi Musa.

Túmulo de Seda, que fica localizado próximo ao Túmulo da Urna, ele mede 10,8 metros de largura e 19 metros de altura, possui uma porta central e 4 colunas. O nome foi dado devido a coloração da pedra utilizada na construção.

Sobre o Túmulo de Corintios:

O túmulo de Corintios, a fachada do túmulo mede 27.55 metros de largura e 26 metros de altura. É bem parecido com o Túmulo de Seda mas ele não tem tantas decorações como o outro. Lá você vai encontrar 4 pias ou bacias de água que eram provavelmente utilizadas em rituais de limpeza ou purificação. Dentro do túmulo existem ainda quatro salas.

E por fim o túmulo dos palácios, medindo 49 metros de largura e 46 metros de altura, na parte inferior há doze colunas e quatro entradas para sepultamento.

Túmulo dos Pálacios.

Quer conhecer tudo isso e muito mais?

Vem com a Trielotur conhecer a Jordânia.

Temos opções de roteiros personalizados, com preços acessíveis e ainda uma estrutura única para você.

 

Por Fabiana Lima (Fundadora da @trielotur, articulista na @revista_paroquias/turismo religioso, apresentadora do Programa Trielotur pelo mundo pelo Canal do Youtube.com/Trielotur)

 

Ei,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visite nosso site