Que Israel é um lugar lindo e de muita espiritualidade já sabemos, mas hoje exploraremos um pouquinho a deliciosa culinária desse país!
Israel está em uma região por onde já passaram inúmeros povos e civilizações, cada um deixando algo de sua cultura, incluindo a culinária. A comida israelense é uma mistura da tradição culinária árabe local com a dos judeus que vieram das mais diversas partes do mundo, como Polônia, Alemanha, Marrocos, Iraque, Itália, e Turquia, tendo abundância de ingredientes como lentilha, grão de bico, tâmaras, gergelim, zaatar, cominho, noz moscada e canela. A culinária israelense é um caldeirão de temperos e histórias!
Kosher
Difícil falarmos sobre este assunto e não nos perguntarmos sobre a culinária kosher, que são comidas baseadas nas regras judaicas de alimentação oriundas do Torah, livro sagrado para os judeus. Aquele que apenas saboreia os pratos, não distingue comidas que seguem a tradição kosher e as que não seguem, pois pouco há diferenças. Ainda assim, aqui vão algumas características básicas:
- Nem todos os tipos de carne são permitidos. Frango, pato, carneiro, e carne de vaca (esta apenas se for preparada sem sangue) estão autorizados, mas carne de porco de jeito nenhum! Por isso, esqueça o bacon durante a viagem!!!
- Algumas misturinhas (que o brasileiro ama fazer) também não são permitidas, como a carne junto ao leite. Assim, sanduíche de presunto e queijo, cheeseburguer ou filé à parmegiana estão vetados.
- Podem ser consumidos apenas peixes com barbatana e escamas.
Muito interessante, não é?!
Agora vejamos alguns pratos típicos:
Hummus
Comida típica de praticamente todo o Oriente Médio, é basicamente uma pasta de grão de bico temperado com azeite, limão, sal e alho. Pode ser servido sozinho, acompanhar outros pratos típicos ou como recheio de sanduíches.

Shawarma
Também chamado de kebab em outros lugares do mundo, é um prato típico compartilhado entre as cozinhas árabe, turca e grega.
O shawarma israelense é um sanduíche “embrulhado” em um pão sírio pita ou Larfa, recheado com carne de carneiro ou frango assado em um espeto giratório. Além de carne, é recheado também com saladas, hummus, legumes em conserva, dentre outros. É a comida de rua mais tradicional em Tel Aviv!

Falafel
O falafel é um bolo frito de grão de bico com tempero de salsinha e outras especiarias, podendo ser servido em porções e como recheio de sanduíches. Disputa ao lado do hummus o pódio de comida de rua mais conhecida em Israel!

Shakshuka
Apesar de ter um nome estranho e de difícil pronúncia, o shakshuka é um prato delicioso e muito simples: são ovos cozidos ao molho de tomate. Muito servido em café da manhã, esse é um dos pratos mais populares de Israel, podendo diferenciar levar berinjela e cogumelos. Também pode ser servido com pão, e inclusive, Israel é recheado de pães deliciosos!

Para quem quer degustar desses pratos maravilhosos com uma vista deslumbrante, minha dica é ir ao Caesarea Marítima, onde os restaurantes ficam localizados entre o mar e escavações históricas do antigo porto construído por Herodes.
E aí, deu vontade de saborear? A Trielotur tem roteiros maravilhosos para você conhecer o melhor de Israel!
Se você gostou do conteúdo de hoje, compartilha e deixa seu comentário!!!
Por Fabiana Lima, CEO da @trielotur, articulista na @revista_paroquias / turismo religioso, apresentadora do Programa Trielotur pelo mundo pelo canal do YouTube/Trielotur
Formada em Letras/Inglês, com especialização em gestão financeira e estratégias de negócios. Palestrante, Gestora de Turismo, Negócios e Empresas em formação.
Ei,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
One Reply to “TURISMO GASTRONÔMICO: A CULINÁRIA DE ISRAEL”