DICAS PARA SUA PRIMEIRA VISITA AO SANTUÁRIO DE APARECIDA

Destinos

DICAS PARA SUA PRIMEIRA VISITA AO SANTUÁRIO DE APARECIDA

Fabiana Lima
Escrito por Fabiana Lima em agosto 26, 2020
DICAS PARA SUA PRIMEIRA VISITA AO SANTUÁRIO DE APARECIDA
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Oi gente! Localizada no interior de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, a cidade de Aparecida do Norte tem sua história marcada pela fé e abriga o maior templo católico do Brasil:

O Santuário de Aparecida

Recebendo quase 12 milhões de pessoas por ano, o Santuário de Aparecida conta com uma estrutura superior à 1.3 milhão m² e foi criado em homenagem à Padroeira do Brasil, a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Ele é considerado também o maior Santuário do Mundo dedicado à Santíssima Virgem Maria.

1. HISTÓRIA DA IMAGEM

A devoção mariana surgiu em 1717 quando três pescadores encontraram a Imagem da Senhora Aparecida no Porto Itaguaçu, nas margens do rio Paraíba. Os pescadores estavam desanimados por não conseguirem peixe algum durante várias horas de trabalho quando, ao lançarem pela última vez a rede, retiraram da água a santíssima imagem. No primeiro momento, a imagem estava sem a cabeça e, ao lançarem novamente a rede, localizaram a parte que estava faltando: a cabeça. Pela terceira vez que lançaram a rede, a quantidade de peixes que conseguiram foi tão abundante que jamais tinham visto algo parecido.
A primeira capela foi construída em 1745 onde foi celebrada a primeira missa. Desde então, milhares de devotos de todos os cantos do mundo visitam o Santuário de Aparecida, em especial no dia 12 de Outubro, data em que acontece a maior celebração religiosa do povo brasileiro.
Hoje, a imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida que foi encontrada pelos pescadores, está exposta em um retábulo com quase 40 m de altura no interior da Basílica.

santuário de aparecida

2. O SANTUÁRIO

O Complexo Turístico Religioso do Santuário Nacional está dividido entre a Basílica Nacional (onde está localizada a imagem e acontecem as missas diárias), Morro do Cruzeiro (local que os fiéis realizam a Via-Sacra), Porto Itaguaçu (onde foi encontrada a imagem) e a Basílica Velha. Há também o Centro de Apoio ao Romeiro, Casa do Pão, Loja Oficial, Praça de Alimentação e com capacidade para mais de 6 mil veículos, o complexo conta também com o maior estacionamento da América Latina.
A infraestrutura do Santuário é realmente de primeiro Mundo: placas indicativas e balcões de informações estão espalhados por todo local, fazendo com que você se sinta confortável e seguro na Casa da Mãe.

santuário de aparecida

3. VISITAS DE PAPAS

Três Papas já visitaram o Santuário de Aparecida sendo o 1º o João Paulo II em 1980, depois o Papa Bento XVI em 2007 e por último o Papa Francisco em 2013.

santuário de aparecida

4. O QUE NÃO DEIXAR DE FAZER

Ao visitar pela primeira vez o Santuário de Aparecida, não deixe de participar da Santa Missa, acender uma vela nas Capelas das Velas e principalmente de conhecer a Santíssima imagem da Nossa Senhora.

santuário de aparecida

BÔNUS!

Vale lembrar que o Santuário de Aparecida possui muitas áreas externas e está localizado em pleno interior de São Paulo. Por isso, ao visitá-lo sugiro que vá com roupas e sapatos confortáveis e adequadas ao clima e respeitando também templo sagrado. Não se esqueça de bonés ou chapéus e principalmente o protetor solar.

santuário de aparecida

Para você que sonha em conhecer o Santuário de Aparecida, clique aqui e confira todos os roteiros disponíveis que a Trielotur tem a te oferecer.
Com saída de todos os cantos do Brasil e condições acessíveis, faça sua reserva e garanta sua vaga para conhecer a Casa da Mãe, padroeira do nosso Brasil. ⛪

👉🏻 Quer conhecer mais sobre Celebração de Nossa Senhora Aparecida, clique aqui!

Tem dúvida ou querem deixar suas opiniões, escrevam agora mesmo um comentário para mim no final da página. 👇

Por Fabiana Lima (Fundadora da @trielotur, articulista na @revista_paroquias/turismo religioso, apresentadora do Programa Trielotur pelo mundo na @radio9dejulho e também no Canal do Youtube.com/Trielotur).

Ei,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visite nosso site