8 DICAS PARA SUA VIAGEM EM SANTARÉM E ALTER DO CHÃO

Destinos

8 DICAS PARA SUA PRIMEIRA VIAGEM EM SANTARÉM E ALTER DO CHÃO, PARÁ

Fabiana Lima
Escrito por Fabiana Lima em julho 30, 2020
8 DICAS PARA SUA PRIMEIRA VIAGEM EM SANTARÉM E ALTER DO CHÃO, PARÁ
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Oi gente! Vocês já ouviram falar das cidades de Santarém e de Alter do Chão no Pará?
Localizada próximo ao encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, a cidade de Santarém possui uma beleza natural e cultural incomparável e é uma das mais antigas da região da Amazônia. A cidade é a terceira mais populosa do Estado e serve também como base primária para quem deseja visitar a famosa Alter do Chão, que fica a aproximadamente 30km de distância.
Por sua vez, o vilarejo de Alter do Chão é perfeito para quem busca paz e tranquilidade. Vocês sabiam que Alter do Chão foi eleito, pelo jornal britânico The Guardian, como um dos mais belas praias de rio no Brasil? É isso mesmo, não é pra menos que lá é conhecido também como o “Caribe Amazônico”.
Embarquem comigo e venha descobrir 8 dicas valiosas para sua primeira viagem para Santarém e Alter no Chão no belíssimo Estado do Pará. Pode ter certeza: é um destino que vale a viagem.

1. Ilha do Amor

Considerada a principal praia e a preferida pelos turistas, a Ilha do Amor é formada por um banco de areia, que abriga inúmeros quiosques que servem deliciosos petiscos – não deixe de experimentar o tucunaré na brasa – e está situada bem em frente ao centrinho da cidade.

ilha do amor; santarém; alter do chão

2. Caribe Amazônico

Além de sua beleza incomparável, o apelido de Caribe Amazônico surgiu devido às lindíssimas águas verde-azuladas cristalinas e mornas do rio que cerca o vilarejo, o rio Tapajós, uma afluente do rio Amazonas.

santarém; alter do chão

3. Melhores Épocas

Não existe uma melhor época para viajar até Santarém e Alter do Chão, mas pode-se dividir as temporadas em duas: a chuvosa (de Janeiro à Junho) e a seca (de Julho à Dezembro).
Durante a temporada chuvosa, é ideal realizar os passeios de barco pois o rio Tapajós fica cheio e cobre boa parte das praias. Já no segundo semestre, inicia-se o período da seca, que deixa as praias mais belas, sendo o período mais procurado pelos turistas.

4. Festa do Sairé

Para vocês que apreciam as celebrações locais, a Festa do Sairé é considerada a maior festividade do oeste do Pará e é realizada anualmente em Setembro na cidade de Alter do Chão. A festa possui aspectos da cultura amazônica, da religião católica e do folclore, que tem os botos como símbolos evidentes.

5. Culinária Típica

Para quem deseja desfrutar das deliciosas culinárias típicas paraenses, tanto Santarém quanto Alter do Chão possuem ótimas opções. Vocês poderão experimentar as exóticas frutas amazônicas como taperebá, bacuri, cupuaçu, muruci, pupunha, uxi, umari e entre outras. Não deixem de experimentar também os peixes frescos tradicionais como tucunaré, dourada, tambaqui, pesqueira e pirarucu. Outros pratos típicos são maniçoba, tacacá, vatapá e pato no tucupi.

6. Igapós e Igarapés

Típica vegetação amazônica, os Igapós são lindas paisagens de árvores submersas e que estão presentes durante grande parte do entorno da Ilha do Amor. Assim como os Igapós, os Igarapés também são típicos da região e consistem em pequenos cursos d’água de pouca profundidade.

Igapós e Igarapés

7. Pôr-do-Sol

Um dos passeios mais comuns para quem visita Alter do Chão é apreciar, em um banco de areia no meio do rio, o pôr-do-sol na Ponta do Cururu. Não deixem de vivenciar essa experiência, é magnífica!

Pôr-do-Sol

8. Encontro das Águas

É possível apreciar o espetacular fenômeno diário Encontro das Águas do Rio Tapajós com o Rio Amazonas direto do topo da colina da Praça do Mirante na cidade de Santarém.

Encontro das Águas

Se vocês se encantaram e querem visitar Santarém e Alter do Chão, clique AQUI e confira os roteiros disponíveis da Trielotur. Faça já suas malas!

Quer saber mais sobre o Pará? Clique AQUI e descubra outro roteiro imperdível… e muito emocionante!

Tem dúvida ou quer deixar sua opinião, escreva agora mesmo um comentário para mim no final da página 👇.
Aproveita e corre lá no site da Trielotur e confira todas as opções de roteiros no Brasil para você se encantar.

Por Fabiana Lima (Fundadora da @trielotur, articulista na @revista_paroquias/turismo religioso, apresentadora do Programa Trielotur pelo mundo na @radio9dejulho e também no Canal do Youtube.com/Trielotur).

Ei,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visite nosso site