Oi, pessoal!!

Peregrinar é lindo demais, não é? Só quem já viveu essa experiência sabe bem o que eu tô falando. Visitar lugares sagrados, passar onde Jesus passou, sentir a presença de Deus. Ah, é maravilhoso!

Na Jordânia, a peregrinação é ainda mais inesquecível ao conhecer, em um roteiro religioso, lugares que são citados na Bíblia em passagens muito conhecidas.

O país encanta na beleza e na tamanha espiritualidade.

Por isso, hoje separamos alguns lugares para você conhecer nesse país incrível. Vem comigo nessa leitura! 

1. Betânia do Além Jordão

O local é identificado como o lugar onde Jesus foi batizado e fica na margem leste do Rio Jordão, Reino de Hachemita.

Desde 2019, está sendo analisado, escavado, restaurado e preparado para receber peregrinos e turistas.

Betânia do Além Jordão é o antigo assentamento de João Batista e é também conhecido como o local em que Elias subiu aos céus em uma carruagem de fogo. Uma visita muito emocionante!

2. Monte Nebo

Na peregrinação dos judeus à terra prometida, Moisés avistou Canaã do Monte Nebo. Apesar de ter orientado o “povo de Deus”, o profeta morreu antes mesmo de chegar ao local.

Posteriormente, foi onde Jeremias escondeu a Arca da Aliança, a Tenda e o Altar de Incenso. O Monte se tornou um local bem importante de peregrinação para os cristãos, e no século IV, foi ali construída uma igrejinha pela morte de Moisés.

Nos dois séculos posteriores, a igreja foi expandida até se tornar a grande basílica atual com uma linda coleção de mosaicos bizantinos. Vale muito à pena a visitação.

3. Amã

Capital da Jordânia, Amã e seus arredores são expostos na Bíblia como Ammon ou Reino dos Amonitas.

Ali se passou a famosa história bíblia de Davi e Golias. As incríveis fortificações onde Davi levou Golias à morte para que pudesse casar com a sua viúva, ainda estão de pé.

4. Umm Qays

Dentre os vários milagres de Cristo, Umm Qays é citado como o local onde Jesus realizou o milagre dos porcos de Gadara.

Ali, Jesus encontrou um homem que vivia nos túmulos próximos à entrada da cidade e expulsou os maus espíritos de seu corpo, passando para um rebanho de porcos. Os animais se jogaram do precipício em direção às águas do Lago de Genesaré.

E olha que interessante: uma basílica do século IV foi descoberta e escavada no local!  Ela pode ser visitada por turistas e a disposição da igreja sobre um túmulo indica que a basílica foi construída para marcar o local que os cristãos bizantinos acreditam ter sido onde Jesus realizou o milagre.

Ei! No final, tenho algumas dicas sobre o país. Continua com a gente!

5. Mar Morto e Caverna de Ló

Esse com certeza é um dos locais mais conhecidos por peregrinos. Na planície do Mar Morto passou-se histórias como a das cidades de Sodoma e Gomorra, e os drama do Antigo Testamento como a história de Ló, em que sua mulher se transformou numa estátua de sal por desobedecer à Deus.

A Bíblia Sagrada explica que as filhas de Ló tiveram filhos cujos descendentes se tornaram o povo amonita e moabita. O reino dos amonitas e moabitas ficou no que hoje se encontra o centro do país.

Os locais das cidades de Sodoma e Gomorra são as ruínas das antigas cidades de Bab ed-Dhra’ e Numeira.

Uma cavena foi identificada no local por ser abrigo para Ló e suas filhas, fugindo da onda de destruição. A área fica próxima à cidade de Zoar, atualmente a Safi, e em volta da caverna, foi construída uma igreja e um mosteiro dedicados a S. Ló.



6. Pella
 
Antiga ‘Penuel’, que significa ‘a face de Deus’, os acontecimentos mais relevantes das vidas dos filhos de Isaac, Jacó e Esaú, se passaram na Jordânia.
 
Pella foi batizada por Jacó após o mesmo ter lutado a noite inteira com Deus, em forma de homem ou anjo assim como diz em Génesis 32:24-30.
 
No local, se encontra o incrível templo da Idade do Bronze e do Ferro, o bem mais preservado do Antigo Testamento em toda a Terra Santa! Uma experiência realmente única.

E AGORA, aqui vão algumas dicas sobre esse país magnífico:

1- A Jordânia recebe turistas o ano inteiro, porém, prefira visitar o país entre março a maio e setembro a novembro em que o clima está mais ameno, sem aquele calor excessivo!

2- O idioma oficial é o árabe, mas as regiões turísticas falam inglês. As placas costumam estar nos dois idiomas, treine seu inglês antes da viagem ou ande com o celular na mão pra dar aquela checada.

3- Nada melhor do que agradar o paladar com novos pratos, não é? Em sua peregrinação, experimente os deliciosos pratos Mansaf (carne de cordeiro cozida) e Kanafeh (doce à base de macarrão).

4- O país é bem pequeno e a maioria dos trajetos é feito nos chamados táxis coletivos. Eles percorrem rotas já programadas e partem assim que preenchem a lotação de cinco pessoas. Para quem está com recurso limitado essa é uma ótima dica, já que esse tipo de táxi é a forma mais econômica de se deslocar pelo país.

5- Aproveite os camelos! Ao contrário de outros países, esses animais são de apreciação livre na Jordânia.

6- Aproveite a deixa e visite Israel! A fronteira entre esses dois países fantásticos fica só à uma hora de carro da capital, Amã, e pode ser feita de táxi. A imigração também é simples, é apenas necessário carimbar a saída da Jordânia, pegar um ônibus local que faz a travessia entre a zona neutra (custando em torno de US$ 10), descer no posto de imigração israelense para carimbar sua entrada e já seguir para o seu destino.

Fantástico, né? A Jordânia em si já é um país rico em beleza e cultura, peregrinar visitando lugares tão especiais citados em passagens bíblicas é de marcar a memória.

E a Trielotur pode te levar! É só falar conosco por aqui ou através de nossas redes sociais: Instagram @trielotur, Facebook Trielotur Viagens e Peregrinações.

Temos roteiros completos com condições que você só encontra aqui. Vem com a gente!

Por Fabiana Lima – CEO Trielotur

Leia também sobre...

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba, descontos, ofertas e informações valiosíssimas sobre turismo religioso e peregrinações.

Copyright © - 2024 Todos os Direitos Reservados

error: Este conteúdo não pode ser copiado.

Saiba tudo sobre a terra santa

Baixe agora nosso eBook com dicas únicas, É DE GRAÇA!