Nazaré é a cidade de José e Maria, os pais de Jesus e onde Ele passou a maior parte de sua vida. 

Localizada entre as montanhas da Baixa Galileia. A Flor da Galileia, como Nazaré era chamada na Bíblia, na época de Jesus era uma vila com poucas casas simples e humildes. Apesar de pequena, a vila já possuía uma das mais belas paisagens da região.

Ao visitar a cidade de Nazaré nos deparamos com o clima da Anunciação, onde o Anjo São Gabriel, apareceu a Virgem Maria. Tudo nos remete ao episódio bíblico.

Hoje a cidade tem cerca de 71.500 habitantes, principalmente árabes muçulmanos, árabes cristãos e hebreus. Embora pertença a Israel, Nazaré pode ser considerada o berço do cristianismo na terra, porém a grande maioria dos residentes são árabes, entre eles 68% são muçulmanos e 32% são cristãos. 

Passagens Bíblicas
Basílica da Anunciação, Nazaré

Entrando no pátio onde está a Basílica da Anunciação, aqui encontramos várias capelas e no centro um altar de celebrações. Atrás está a Gruta da Anunciação, este local era a casa de Maria. Entrar neste local é entrar na passagem bíblica de Lc 1,26-38 e contemplar a beleza da Anunciação. 

Dentro da casa de Maria existem alguns grafitos, eles foram escritos provavelmente por familiares, pessoas que conheciam Maria, tinham uma certa devoção ao local da anunciação e os Judeus que se converteram ao cristianismo.

Casa de Maria em Nazaré

A casa de Maria tornou-se um lugar de culto para os primeiros cristãos, por isso eles escreviam Ave Maria, Salve Maria. Eram deixadas cruzes porque não sabiam escrever e muitas vezes desenhavam pães e peixes.

Naquela época a casa era dividida, em baixo havia o silo, o forno, a dispensa com os mantimentos e era o local onde os animais ficavam. Podemos falar que era como um depósito ou como um sótão.

Ali era o trabalho do dia a dia das mulheres, durante a noite iam para a parte superior da casa. Ela era feita de pedra e coberta de palmeiras.

Para que possamos entender, vou ilustrar a passagem bíblica de Lc 2,7 onde fala “Ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-se numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” Esta era a parte de baixo da casa, onde ficavam os animais, onde era chamado também de catalina. Foi em um lugar deste que Jesus nasceu (em Belém).

Nestas casas, viviam os clãs de toda a família, desde os avós, filhos até os netos, eram cerca de 10 a 15 pessoas. Entrando na Basílica da Anunciação, encontramos nas paredes laterais várias imagens da Virgem Maria.

A parte inferior, encontra-se fechada para visitações e na parte superior temos um altar. Jesus, Maria e José viveram a sua intimidade nesta casa. Nazaré existia antes do nascimento de Jesus, mas não era conhecida, ela era considerada muito pequena e desconhecida.

É por este motivo que Natanael pergunta: “De Nazaré pode sair algo bom?” Jo 1,46a

Avistamos também a Igreja da Carpintaria de São José que a tradição apontou ser o local de trabalho do pai adotivo de Jesus, onde conhecemos a gruta e a casa da Sagrada Família. A distância entre a Igreja e a Basílica é de mais ou menos 100 metros. Ali Jesus viveu boa parte de sua vida

Nazaré é cercada por muita história, e pesquisas são constantemente realizadas no local. A cidade é linda, com paisagens naturais de tirar o fôlego, principalmente porque a cidade foi construída em um vale. Apesar de conviver muito com história e fé, a cidade se desenvolveu e hoje está urbanizada.

Em um museu de Nazaré encontramos várias peças e vasos, inclusive do Egito, que eram usados para transportar óleo. Ali era passagem dos viajantes e do comércio.

Se você se empolgou com uma jornada de fé, vai se inspirar nesse roteiro. Clique aqui para acessar.

Durante todos os meses do ano a Trielotur procura levar os peregrinos para viverem uma experiência incrível na Terra de Jesus, se você sonha em pisar nessa Terra Santa, estamos prontos para te acolher!

Confira nossos roteiros aqui no site: http://trielotur.com/roteiros

Visite e siga nossas redes sociais:

Instagram: @trielotur    

Facebook: Trielotur Viagens e Peregrinações    

Fale diretamente com nossos atendentes pelo WhatsApp:

São Paulo: (11) 9 8789-0259

Recife: (81) 9 8625-5072 

Mais do que viagens, nós cuidamos de pessoas!

Leia também sobre...

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba, descontos, ofertas e informações valiosíssimas sobre turismo religioso e peregrinações.

Copyright © - 2024 Todos os Direitos Reservados

error: Este conteúdo não pode ser copiado.

Saiba tudo sobre a terra santa

Baixe agora nosso eBook com dicas únicas, É DE GRAÇA!