Oi, gente! Tudo bem?

Nesta quinta-feira, venho falar um pouco sobre peregrinação no Vaticano!

Sede da Igreja Católica, o Vaticano é uma cidade-estado independente e fica dentro de Roma. Além da Basílica, o complexo concentra muitos locais e museus interessantes que guardam tesouros históricos e artísticos. O passeio é maravilhoso para todos e principalmente para quem busca peregrinação, por isso o menor país do mundo está sempre lotado de turistas e peregrinos.

Vamos embarcar nessa com a Trielotur? Continua a leitura e vamos juntos! ✈️

O QUE CONHECER?

1. PRAÇA DE SÃO PEDRO

Essa com certeza é uma praça muito conhecida para nós cristãos. O lugar pode abrigar mais de 300 mil pessoas! 

Situada à frente da Basílica de São Pedro, aqui é onde acontecem os grandes eventos religiosos. Ocorre o Udienza Generale, quando o Papa passeia pela praça antes da cerimônia e o Angelus, onde o Papa celebra missa ao público pela janela da biblioteca do Vaticano. São momentos emocionantes e inesquecíveis que você precisa participar.

Além disso, a arquitetura também impressiona. São mais de 280 colunas e quase 90 pilastras em seu entorno! Em cima das colunas, ainda podemos observar mais de 140 estátuas feitas em 1670.

2. BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Podendo receber mais de 60 mil pessoas em uma área de 23.000m2, temos um dos sonhos de peregrinação de qualquer católico. A Basílica de São Pedro é um dos locais sagrados mais visitados do mundo!

O nome se dá em razão do primeiro Papa da história: São Pedro (inclusive, a Basílica foi construída sobre o túmulo do Papa). Sua construção ocorreu entre os anos de 1506 e 1626, consagrada em 18 de novembro de 1626.

A parte interna da Basílica é encantadora e além de intensos momentos de espiritualidade, você poderá observar obras de artistas mundialmente famosos como Michelangelo.

Em sua visita, atente-se ao código de vestimenta e a lista de itens proibidos do local!

Cúpula da Basílica de São Pedro

Quer ter uma visão extraordinária do Vaticano e Roma? Suba à Cúpula da Basílica de São Pedro! Este é um passeio muito famoso e inesquecível!

Entretanto, deve ser feito com bastante cautela. São cerca de 551 degraus a serem subidos. Para quem prefere elevador, poderá subir parte por ele e os restantes 320 degraus a pé, entretanto, enfrentando filas gigantes: por esta e outras razões, muitos preferem a experiência e o esforço de subir através da escada. Este é um percurso íngrime e bem apertado, e todos seguem em fila indiana. O preço é acessível, sendo 5 euros para subir todos os 551 degraus a pé, e 7 euros para subir parte de elevador. Detalhe: é muito difícil voltar, então esteja certo deste passeio!

Apesar disso, é uma experiência incrível, daquelas que fica marcada em nossa memória.

Túmulo de São Pedro

Visitar o túmulo de São Pedro será um dos momentos mais marcantes em sua peregrinação ao Vaticano.

Depois da construção, hoje é possível reservar visita ao túmulo do Papa e outros túmulos que formam a Necrópole Vaticana. Andar pelo subterrâneo, observar as ruínas e escavações da antiga basílica e muito mais. A visita tem duração de cerca de 1 hora e é necessário conseguir autorização no escritório de escavação “Fabbrica di San Pietro”, além de pagar uma taxa de cerca de 13 euros por pessoa.

3. MUSEUS DO VATICANO

Esse é um passeio bem legal para quem é fã de história ou curte arte. Os museus do Vaticano guardam obras incríveis de artistas importantes da época e famosos, tornando o local ainda mais interessante.

É possível passar horas e horas só admirando a beleza do lugar e por isso é bem importante que você tente chegar cedo para aproveitar ao máximo. Apesar de chamar “museus”, no plural, é um lugar gigantesco que se divide em várias partes. Lá, você encontrará: Museu Pio Clementino, Museu Gregoriano Etrusco, Museu Gregoriano Egípcio, Pátio da Pinha, Galeria dos Candelabros, Galeria das Tapeçarias, Capela Sistina e vários outros.

O ingresso custa em torno de 17 euros e nossa dica é que você compre pela internet. Apesar de ter 4 euros adicionais de taxa pela compra online, comprar presencialmente é a certeza de ser obrigado a enfrentar filas quilométricas, custando muito de seu tempo.

Capela Sistina

Todo esse percurso dos museus dá na famosíssima Capela Sistina – parada obrigatória de quem visita Roma – com muitas obras de Michelangelo. É terminantemente proibido tirar fotos no local e os guardas ficam super atentos pedindo que os turistas façam silêncio.

A Capela Sistina é uma capela localizada no Vaticano, no Palácio Apostólico. Ela é completamente encantadora, com uma arquitetura magnífica e obras de arte de artistas maravilhosos, como Rafael e o já falado Michelangelo. As paredes e o teto da Capela foram pintados em formato de grandes cenas religiosas, fazendo com que turistas e peregrinos se encantem ainda mais pelo lugar. Na Capela Sistina é realizada a “conclave”, ou seja: a escolha do novo Papa. Além também de algumas missas papais muito abençoadas.

Depois de admirar a beleza e espiritualidade do lugar, você irá descer a escada helicoidal dupla de Giuseppe Momo. São duas escadas espirais, uma para subir e outra para descer que nunca se encontram. Bem interessante!

Agora, separamos alguns fatos interessantes do Vaticano para você se atualizar:

  • O Vaticano é o menor Estado do mundo inteiro, com cerca de mil habitantes;
  • Apesar da localização geográfica, é independente, tendo sua soberania garantida pela assinatura do Pacto de Latrão, em 1929.
  • A “autoridade máxima” é o Papa, hoje, o Papa Francisco;
  • O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e toda a Europa;
  • O Latim é a língua oficial do Vaticano, mas é utilizado somente em liturgias. O idioma mais utilizado é o italiano;
  • Apesar de pequeno, o Vaticano é bem completo: possui sua própria prefeitura, banco, correios, estação de trem e o trem exclusivo do Papa;
  • A guarda suíça é a guarda oficial responsável pela segurança do Papa;
  • O metrô de Roma é o meio mais fácil de chegar ao Estado;
  • Existem muitas opções de lojas e objetos para comprar alguns souvenirs. Rosários, medalhinhas, terços… um paraíso de artigos religiosos para nós Católicos!

O que achou? O Vaticano é um lugar abençoado e só quem já foi para entender a experiência. É uma peregrinação maravilhosa do começo ao fim, nos levando para mais pertinho de Deus e da nossa querida igreja.

Vamos peregrinar no Vaticano com a Trielotur? Temos roteiros incríveis com diretores espirituais que visitam o lugar. Você pode conferir nossos roteiros aqui mesmo em nosso site, falando com um de nossos agentes no número (11) 98786-0259 ou visitando nossas redes sociais Instagram @trielotur e Facebook Trielotur Viagens e Peregrinações.

Inscreva-se e tenha experiências inesquecíveis de devoção e renovação de fé!

Mais do que viagens, cuidamos de pessoas ✈️💚

Por Fabiana Lima – CEO Trielotur

Leia também sobre...

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba, descontos, ofertas e informações valiosíssimas sobre turismo religioso e peregrinações.

Copyright © - 2024 Todos os Direitos Reservados

error: Este conteúdo não pode ser copiado.

Saiba tudo sobre a terra santa

Baixe agora nosso eBook com dicas únicas, É DE GRAÇA!