Oi, gente!

Fátima se transformou em local importantíssimo de peregrinação e devoção a Deus misericordioso e a Nossa Senhora.

O conhecido pedido de Nossa Senhora do Rosário de que no lugar fosse construída uma capela, demonstra bem a intenção da Igreja como portal de Cristo. Caminhar por dentro do Santuário é sentir a presença de um Deus vivo que tanto socorre e muda a vida de qualquer peregrino; caminhar no exterior do Santuário é ter encontro marcado com Nossa Senhora e toda sua bondade, graça e exemplo de devoção.  

Hoje, preparamos um guia completo especialmente para quem sonha em peregrinar no maior destino religioso de Portugal. Vem com a gente!

O SANTUÁRIO

A primeira aparição de Maria às crianças pastorinhas Lúcia, Francisco e Jacinta aconteceu em 13 de maio de 1917; ao longo de algumas aparições, Nossa Senhora pediu que um terço fosse rezado e que uma capela fosse construída. Assim foi feito: ergueu-se a Capelinha das Aparições no local exato em que aconteciam as aparições.

Atualmente, o local é formado por duas igrejas: a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, e a moderna Basílica da Santíssima Trindade. No centro, uma grande e conhecida esplanada em que ocorre alguns eventos católicos como a Procissão das Velas, além de alguns peregrinos que se ajoelham no centro para pagar promessas.

O Santuário não é a única atração: peregrinos e turistas podem visitar ainda o

museu interativo O Milagre de Fátima, as casas dos três pastorinhos em Aljustrel e muitas outras atrações.

Confere agora com detalhes o que conhecer em Fátima:

A Capelinha das Aparições

Local mais visitado de Fátima, a Capelinha foi construída no local das aparições de Nossa Senhora e hoje é o lugar o de se reza o rosário em vários idiomas.

Encontra-se ali a linda imagem de Nossa Senhora de Fátima e é também de onde parte a Procissão das Velas, prometendo ser um dos lugares mais emocionantes do complexo.

É realmente de se encantar! Nada melhor do que sentir a presença de Cristo e saber que a Virgem Maria passa na frente e intercede por nós.

Basílica Santíssima Trindade

Na parte oposta ao Santuário e em frente a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Basílica Santíssima Trindade foi construída em 2007 e tem uma enorme capacidade: abriga tranquilamente 9 mil pessoas!

Bem próximo, observe uma escadaria que conduz o visitante à uma área subterrânea: ali ficam algumas capelas de oração e um espaço muito bonito dedicado à Nossa Senhora.

Diariamente com missas, o espaço é extenso, moderno e muito bem aproveitado para momentos especiais de oração.

Basílica Nossa Senhora do Rosário

Esta é a igreja “tradicional” do Santuário: a Basílica foi construída em 1928 e encanta qualquer peregrino, sobretudo a noite, onde podemos observar toda a linda iluminação!

Em seu interior, todos os três pastorinhos: os irmãos Francisco e Jacinta Marto (que morreram na infância) e a prima Lúcia de Jesus, falecida ainda em 2005.

É um importante local para a história das aparições de Nossa Senhora: momento de refletir sobre a fé em Jesus e na Virgem Maria.

Continua a leitura e confere algumas dicas bem legais para uma peregrinação em Fátima ainda melhor!

Procissão das Velas

Este é disparado um dos momentos mais lindos e marcantes para todos os peregrinos que visitam Fátima. A Procissão das Velas emociona centenas de fiés na esplanada do Santuário.

Iniciando na Capelinha das Aparições, ocorre a reza do terço e os fiéis são direcionados a seguirem em oração para a esplanada, segurando velas acesas e acompanhando a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Geralmente ocorre no verão de Portugal e ocorre a partir das 21h30.

No momento, cristãos católicos rezam, pedem por milagres e intercessões da Virgem Maria, respostas de Deus e intenções particulares. Com certeza inesquecível!

Vila de Aljustrel 

Esse é uma visita opcional e apesar de muito feita, nem todos os peregrinos escolhem ir a vila dos três pastorinhos. O lugar fica cerca de 2,5km do complexo do Santuário e as casas das crianças Francisco, Jacinta e Lúcia hoje são museus abertos. É emocionante e muito interesse, podendo conhecer no local, pertences das famílias e a exemplificação de como seria um lar na Vila Aljustrel durante a infância dos pastorinhos.

Ainda existe a Casa Museu de Aljustrel. O local apresenta bem de como eram as reais condições de quem vivia naquela época. O ingresso para o museu custa em torno de 1 dólar!

Agora, confere algumas dicas bem interessantes:

  1. Se você quiser realmente participar de todos os eventos religiosos de Fátima, recomendamos fique um dia inteiro ou mais na cidade. Em nossos roteiros, costumamos separar 1 ou 2 dias para as visitas!
  2. Com risco de chuvas em Portugal e o adiamento da Procissão das Velas em invernos, sempre recomendamos a peregrinação no verão.
  3. Uma das melhores maneiras para ir de Lisboa para Fátima de forma rápida e confortável é de ônibus. O percurso dura cerca de 1h30, e as passagens custam em torno de 10,90 euros.
  4. Outra opção interessante é fazer o percurso de carro, durando 1h20 geralmente.
  5. Procure ir de roupas confortáveis para o Santuário evitando qualquer tipo de imprevisto. E claro, vestimenta adequada a um lugar sagrado.
  6. Tenha sempre uma garrafinha de água para hidratar-se durante as visitas.
  7. Aos idosos e pessoas com problemas de saúde, recomendamos maior atenção ao traje, ao calçados e as bolsas.
  8. Monte sua peregrinação com uma agência de viagens especializada para que tenha total apoio durante todos os momentos.
  9. Sobretudo, cumpra com simplicidade e espírito de fé as suas promessas; procure conciliar-se com Deus e com os irmãos.

O que achou? Fátima é um lugar muito especial para nós Católicos e uma peregrinação inesquecível. Realmente, só quem já visitou consegue descrever a sensação inesquecível e espiritualidade do lugar.

E aí, vamos a Fátima com a Trielotur? Temos roteiros incríveis com diretores espirituais que visitam esse e muitos outros pontos de peregrinação pela Europa e ao redor do mundo. Você pode conferir nossos roteiros aqui mesmo em nosso site, falando com um de nossos agentes no número (11) 98786-0259 ou visitando nossas redes sociais Instagram @trielotur e Facebook Trielotur Viagens e Peregrinações.

Não deixe de se inscrever e desfrutar de momentos incríveis de fé e devoção a Deus e a Nossa Senhora.

Mais do que viagens, cuidamos de pessoas ✈️💚

Por Fabiana Lima – CEO Trielotur

Leia também sobre...

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba, descontos, ofertas e informações valiosíssimas sobre turismo religioso e peregrinações.

Copyright © - 2024 Todos os Direitos Reservados

error: Este conteúdo não pode ser copiado.

Saiba tudo sobre a terra santa

Baixe agora nosso eBook com dicas únicas, É DE GRAÇA!