CÍRIO DE NAZARÉ 2021: DESCUBRA O PODER DA ORAÇÃO

Destinos

CÍRIO DE NAZARÉ 2021: DESCUBRA O PODER DA ORAÇÃO

Fabiana Lima
Escrito por Fabiana Lima em julho 29, 2020
CÍRIO DE NAZARÉ 2021: DESCUBRA O PODER DA ORAÇÃO
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Oi gente!
Como todos sabem, infelizmente a pandemia de coronavírus adiou muitos planos e sonhos de todos nós, não foi mesmo? E com os eventos e festas religiosas não foi diferente. Várias celebrações importantes como Páscoa, Corpus Christi e entre outras foram afetadas neste período. Mas, sabemos que Deus está a frente de tudo e quer que levantemos as nossas cabeças diante das dificuldades expostas. Sendo assim, que tal esquecermos – nem que seja por um momento – do nosso presente e comecemos a replanejar o nosso futuro? Vou te ajudar! Para começarmos com o pé direito, quero contar TUDO o que irá acontecer em uma das minhas festas religiosas preferidas aqui no Brasil: o Círio de Nazaré 2021.
Ahhh, e leia até o final! Deixei uma dica super exclusiva, viu?

Realizado tradicionalmente no segundo domingo de Outubro, o Círio de Nazaré é um dos maiores e mais belos eventos católicos do nosso país. A festa reúne mais de dois milhões de devotos e consiste na caminhada de fé pelas ruas da cidade em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, a rainha da Amazônia.

História

Existem diversas versões sobre quando iniciou-se a devoção à imagem da Nossa Senhora de Nazaré. A história mais provável e aceita foi a de que, em 1700, um caboclo encontrou uma pequena estátua de 28cm de Nossa Senhora de Nazaré sobre pedras lodosas às margens do então Rio Igarapé. O cabloco limpou a imagem e improvisou em sua casa um pequeno altar.
Com base na tradição local, a imagem teria retornado por diversas vezes, de forma inexplicável, ao mesmo local do achado e isso foi interpretado como um sinal divino. O cabloco então decidiu construir uma pequena capela no local.
A divulgação do milagre começou a atrair mais fiéis e, no local da antiga capela, foi construída o que é hoje a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Depois disso, a imagem foi enviada para Portugal, onde passou por uma completa restauração.
O Círio foi instituído em 1973 no Belém do Pará e, desde então, é realizado anualmente sempre no segundo domingo do mês de Outubro.

 

Símbolos Tradicionais

Tradicionalmente há objetos simbólicos que podem ser apreciados pelos fiéis durante o trajeto. Confira alguns dos simbólos que você poderá encontrar durante o Círio de Nazaré 2021.

  • Corda
    Confeccionada com cisal torcido e com aproximadamente 700 quilos e 400 metros de comprimento, a corda foi instituída no Círio e substituía a junta de bois que puxavam a berlinda da imagem, que em 1885, ficaram atolados durante uma enchente. É até hoje um dos símbolos mais emblemáticos da festa e que requer um grande sacrifício físico e emocional dos romeiros.

cirio de nazaré 2021; belém; pará; brasil; turismo religioso; católicos

  • Manto
    A cada Círio há sempre um novo mistério, pois anualmente acontece a troca do manto que envolve que a Nossa Senhora de Nazaré. O manto é confeccionado manualmente, a partir de doações anônimas dos fiéis e relata partes do Evangelho. Entre as pessoas mais conhecidas que confeccionaram os mantos foram a Irmã Alexandra e a Esther Paes França.

cirio de nazaré 2021; belém; pará; brasil; turismo religioso; católicos

  • Berlinda
    Desde o primeiro círio, a tradição sempre foi de que o capelão do Palácio do Governo deveria levar a imagem em seu colo. Porém, em 1882, começou-se a utilizar a berlinda, ou seja, uma espécie de pequeno oratório envidraçado. Conforme a tradição, a berlinda é decorada com flores naturais e sua cobertura contém folhas de ouro.

cirio de nazaré 2021; belém; pará; brasil; turismo religioso; católicos

  • Ex-Votos
    Através das velas normais ou de metro ou ceras em formatos de partes do corpo humano, os promesseiros “pagam” e agradecem a uma graça alcançada. Há também objetos inusitados, mas todos remetem a gratidão à Virgem Maria.

cirio de nazaré 2021; belém; pará; brasil; turismo religioso; católicos

  • Crianças
    Tradicionalmente as crianças participam do Círio de Nazaré vestidas de anjinhos. Além da berlinda, mais treze carros sempre acompanham a procissão do Círio, ajudando a recolher os ex-votos (elementos de promessas) ou levando as crianças caracterizadas de anjos, garantindo assim a segurança das crianças enquanto os pais pagam as promessas.

  • Cartazes
    Um das tradições mais antigas e adotadas até hoje é a de colar cartazes nas portas de suas residências, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Principais Romarias

Durante os 15 dias que antecederão o Círio de Nazaré 2021, estão previstas diversas manifestações como o traslado sendo o primeiro percurso feito pela imagem da Nossa Senhora, a Romaria Rodoviária de 24km, a Romaria Fluvial que realiza o percurso na Baía de Guajará de 18km, a Moto Romaria por quase 3km, a Trasladação que ocorre durante a noite à luz de velas, o Círio de Nazaré realizado na parte da manhã e sendo o momento mais aguardado por todos, a Ciclo Romaria realizada por ciclistas no sábado posterior ao Círio, a Romaria da Juventude com um trio elétrico, a Romaria das Crianças com bandas compostas por crianças e jovens, a Romaria dos Corredores com 8k e a Procissão da Festa, sendo a terceira romaria mais antiga da celebração.

E vocês sabiam que, em 2004, o Círio de Nazaré foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial? É isso mesmo!
Agora que vocês já conheceram um pouco da riquíssima história da maior festa religiosa país, é impossível não notarmos o poder que a oração tem sobre nós, não é mesmo? A celebração pode nos proporcionar momentos profundos de clamor e adoração à nossa Virgem Santíssima Maria, com o simples ato de contemplar a multidão de mão elevadas durante o Círio.

Se você se interessou e quer viver fortes emoções a agradecer pelo dom de nossa vida e dos seus familiares, participe do Círio de Nazaré 2021.
Conheça o pacote único e exclusivo da maior agência de turismo religioso do país, a Trielotur, que levará vocês para conheceem o Círio de Nazaré 2021 com toda segurança e tranquilidade. Clique AQUI e saiba mais.

Ahhhh, e como prometido, para vocês que chegaram até aqui e que se interessam por festas religiosas no Brasil, clique AQUI e confiram as dicas que deixei sobre várias outras celebrações importantes.

Tem dúvida ou querem deixar suas opiniões, escrevam agora mesmo um comentário para mim no final da página.

Por Fabiana Lima (Fundadora da @trielotur, articulista na @revista_paroquias/turismo religioso, apresentadora do Programa Trielotur pelo mundo na @radio9dejulho e também no Canal do Youtube.com/Trielotur).

Ei,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visite nosso site