Oi, gente!!! Como vocês estão?

Estou aqui em mais um post incrível e cheio de informações para vocês.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o famoso Caminho de Santiago de Compostela: rota também turística e cultural, é principalmente conhecido por ser um importante caminho para peregrinos em busca de experiências de fé e devoção.

São muitos os possíveis caminhos, com níveis de dificuldade e paisagens totalmente diferentes, todos com o objetivo de chegar a Santiago de Compostela, na Espanha.

É impossível fazer o caminho e voltar a mesma pessoa!

Continua aqui e confira tudo o que você precisa saber sobre o Caminho de Santiago de Compostela!

HISTÓRIA

Cerca de seis anos após a crucificação de Jesus Cristo, Tiago, um de seus apóstolos, partiu em direção a Península Ibérica para pregar o Cristianismo. Ao voltar para Palestina, o apóstolo foi decapitado em ordem do rei Herodes Agripa.

No século IX, um camponês chamado Pelayo descobriu a existência do túmulo do apóstolo, que viu um caminho de estrelas descendo o campo.

A partir disso, diversos devotos de várias partes da Europa passaram a peregrinar de direções diferentes até onde estaria o corpo se São Tiago. Isso chamou a atenção da igreja, fazendo com que reconhecesse o lugar como um dos principais centros de peregrinação!

O CAMINHO

Destino final, Santiago de Compostela é uma cidade espanhola que fica ao norte do país, na província de La Coruña. O caminho até a cidade pode variar, visto que depende de qual rota o peregrino escolherá seguir: alguns exigem mais e outros bem menos, não tendo como estabelecer qual distância exata há no caminho.

A forma mais comum de percorrer é caminhando, mas também pode ser feito de bicicleta ou a cavalo! Com calçados e roupas adequadas aos muitos quilômetros que serão percorridos, peregrinos cruzam vilas, cidades, estradas, pontes e muitas regiões de mochila nas costas.

Ao final deste artigo, você encontrará dicas maravilhosas que eu separei especialmente para que você tenha uma experiência ainda melhor!

Voltando…

A hospedagem fica por conta dos chamados albergues, forma mais econômica e popular entre os peregrinos. Em albergues públicos, os preços variam de 5 a 9 euros por noite: uma experiência muito boa já que você poderá dividir e encontrar outros viajantes!

Nos albergues privados, os preços são mais salgados pois oferecem serviços como cama, lençóis, e noites mais confortáveis. Na alta temporada as vagas costumam acabar muito rapidamente, por isso é preciso planejamento antecipado.

O melhor caminho para se fazer o Caminho de Santiago é no meses de abril, maio, junho, setembro e outubro, não sendo muito recomendável que o faça no inverno.

AS PRINCIPAIS ROTAS

Como já falado, são vários os caminhos que podem ser percorridos. Entretanto, há algumas rotas que são mais populares por peregrinos: separei as três principais pra vocês!!!

Caminho Francês

Considerado o “oficial”, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é referência quando falamos do Caminho de Santiago por ser o mais tradicional e principal escolha por peregrinos!

O percurso clássico tem início da cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port, a 800km da cidade de Santiago de Compostela: é quase um mês de travessia.

Apesar da enorme distância, parte da popularidade do caminho francês se dá por melhores condições de hospedagem e alimentação durante todo o percurso. Juntando a paisagens maravilhosas e toda a fé existente, o mês se tornará um dos mais inesquecíveis em sua vida!

Caminho Espanhol

No caminho espanhol você pode percorrer de várias formas com níveis de dificuldade diferentes.

O popularmente conhecido como Caminho Primitivo, é para aqueles que querem experimentar a originalidade da história do Caminho: um pouco mais complexo por ser repleto de morros, começa em Oviedo e fica em 315km do destino.

Já para aqueles que desejam investir nas paisagens, o Caminho do Norte é ideal: visual de mar com o continente, o percurso é de 850km e um dos mais bonitos!!

Caminho Português

Sendo um percurso mais plano, há quem diga que o Caminho Português é dos populares um dos menos complexos: trechos mais curtos e assim, mais rápido. Partindo da cidade de Porto, fica 240km do destino final e pode ser feito em 10 dias!

Para aqueles que não se importam com o tempo e desejam realmente um percurso mais longo, o caminho pode ser feito partindo de Lisboa, com 600km e duração de 25 dias.

Neste não existe albergues como na maioria, por isso muitos viajantes passam a noite em casas paroquiais e pousadas da juventude.

CREDENCIAL DO PEREGRINO

A Credencial do Peregrino é quase como se fosse o passaporte dos viajantes. É possível comprá-la no Brasil na Associação Brasileira dos Amigos dos Caminhos de Santiago (AACS) ou ainda no exterior. Na Espanha custa de 2 a 4 euros, e em nosso país, custa cerca de R$20 e vem com a vieira, símbolo da peregrinação.

A Credencial pode ser carimbada em cada albergue, bar e igreja que você visitar: isto comprovará que você fez o Caminho e receberá a Compostela.

COMPOSTELA

Você sabia que você pode receber o certificado por ter percorrido o Caminho de Santiago? Pois é!

Compostela é um certificado que comprova que você realizou o Caminho. Para receber, você deverá ter percorrido pelo menos 100km até Santiago caminhando. Caso tenha percorrido de bicicleta ou a cavalo, o mínimo se torna 200km!

DICAS:
  1. Leia e se informe muito sobre o Caminho;
  2. Respeite seus limites e seu próprio tempo;
  3. Faça pequenas paradas para beber água, se alongar e se contemplar com as vistas;
  4. Use um calçado que mais se adapta ao seu pé, de preferência com dois números a mais: os pés incham muito;
  5. Compre mochila, saco de dormir e alguns itens necessários no local, pois costuma ser bem mais barato do que no Brasil;
  6. Separe muito bem seus documentos na mochila;
  7. Leve blusas de manga longa e manga curta com proteção UV;
  8. Compre e leve seus próprios materiais de higiene;
  9. Bastão de caminhada e lanterna de cabeça são itens muito recomendados por peregrinos que já fizeram o Caminho;
  10.  Renove sua vida e deixe durante o Caminho tudo aquilo que você quer deixar para trás;
  11.  Se estiver indo verdadeiramente para peregrinar, converse com Deus e renove sua fé;
  12.  Entregue seu coração e assim será, com toda certeza, uma das melhores viagens da sua vida!

Independente do percurso que você fará e do motivo, esta é uma experiência enriquecedora. Uma missão que te levará ao autoconhecimento, a reflexão, empatia e renovação. Se conecte consigo mesmo e principalmente com aquilo que acredita! Com a certeza de Deus ao seu lado, o Caminho se tornará muito mais fácil e especial!

A Trielotur é especialista em viagens em grupo! Solicite com um de nossos agentes e faça o maravilhoso Caminho de Santiago de Compostela conosco! Ficaremos imensamente felizes de fazer parte disso com você.

Por Fabiana Lima, CEO da @trielotur, articulista na @revista_paroquias / turismo religioso, apresentadora do Programa Trielotur pelo mundo pelo canal do YouTube/Trielotur

Formada em Letras/Inglês, com especialização em gestão financeira e estratégias de negócios. Palestrante, Gestora de Turismo, Negócios e Empresas em formação.

Leia também sobre...

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba, descontos, ofertas e informações valiosíssimas sobre turismo religioso e peregrinações.

Copyright © - 2024 Todos os Direitos Reservados

error: Este conteúdo não pode ser copiado.

Saiba tudo sobre a terra santa

Baixe agora nosso eBook com dicas únicas, É DE GRAÇA!